BLOG DO ALMOÇANDO COM VOCÊ!



segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


Hoje é



FILMES E VÍDEOS





Vamos primeiramente agradecer, louvar e glorificar o nosso Pai que está nos céus, pelo dom da vida com Jesus por Jesus. Que o nosso dia seja de paz e que sejam de paz os nossos pensamentos.
Agradecer a Deus por ter permitido nascer em Volta Grande um gênio o cineasta Humberto Mauro que jamais esqueceu sua terra sua gente. Precisava sair e assim que a vida permitiu, ao lado da abnegada esposa dona Bêbe, volta, constrói sua casa e seu sonhado Estúdios onde filma toda a série Brasilianas. 
O ESTÚDIO RANCHO ALEGRE  -  TEMPLO VIVO DO CINEMA BRASILEIRO. 
Observação: O nome é em homenagem à fazenda onde nascera Cachoeira Alegre. E tão apaixonado era que declarou para a impresa que CINEMA É CACHOEIRA! referindo-se ao movimento, ao dinamismo onde podemos perceber em toda a sua obra e no agora disponibilizado aqui "O Descobrimento do Brasil!"
E aqui, em Volta Grande, vive até quanto permitiu sua programação para esta vida.







 

Nosso abraço para este amigo/irmão  o neto de HM (Rogério Almada)


 Baixo: foto tirada pelo neto de Humberto Mauro - Rogério Almada. Quando de sua participação no Workshop realizado na Semana Humberto Mauro








 O DESCOBRIMENTO DO BRASIL: 1936

UM FILME DE HUMBERTO MAURO no INCE 

RIO DE JANEIRO RJ






O DESCOBRIMENTO DO BRASIL = UM FILME DE HUMBERTO MAURO no INCE RJ



Nosso abraço para este bloco de cidades, vilas e  lugarejos  circunvizinhos: Mesoregião da Zona da Mata Mineira



Recreio MG
Abaíba - Leopoldina - MG
São Martinho - Leopoldina MG
Providência - Leopoldina MG
Agua-Viva - Estrêla Dalva MG
Trimonte -  VGHU - MG
Volta Grande de Humberto Mauro MG
Estrêla Dalva MG
Valão Quente - Pirapetinga MG
Caiapó - Pirapetinga MG
Pirapetinga MG
Sapucaia RJ
Jamapará - Sapucaia RJ
Carmo RJ
Duas Barras RJ
Além Paraíba MG
Fernando Lobo - Além Paraíba MG
São Geraldo - Volta Grande MG E as duas maiores cidades desta Mesorregião da Zona da Mata Mineira: Leopoldina e Cataguases, aliás, cidade onde  o pai de Humberto Mauro senhor Caetano Mauro foi para oferecer estudo para os filhos. Assim, o garoto Humberto na faixa etaria de 12 anos chega a Cataguases, sendo que ali iria ser o DESABROCHAR DO CINEASTA que a mídia coloca como o CICLO CATAGUASES DE HUMBERTO MAURO Ali conhece o cinema e faz o primeiro filme. Cataguases tem um acervo importante e um centro cultural em momória deste que naturalmente eles consideram também cidadão da terra, pois chegou criança, estudou, foi para Belo Horizonte estudar engenharia largando no primeiro ano e depois volta para Cataguases onde se casa. Vai para o Rio de Janeiro e conhece Roquete Pinto, juntos têm um trabalho importante quando o INCE foi criado e eles em parceria perfeita alavancam o cinema nacional. Com esta obra prima O DESCOBRIMENTO DO BRASIL filme dirigido por Mauro, mostram para que veio o INCE. Então, com a vida sedimentada, vem à Volta Grande MG onde o prefeito da época o senhor Dininho disponibiliza dois imensos terrenos um para Humberto Mauro e outro para Roquete Pinto, que resolve voltar para o Rio e Humberto edifica sua casa e o único templo vivo do cinema nacional ESTÚDIOS RANCHO ALEGRE.  Importante registrar neste contexto a visão cultural de um homem que estudara na europa, sendo o segundo prefeito de nossa cidade pois o primeiro foi Capitão Godoy. E diante de um homem de cultura, só podíamos esperar a visão futurista ao providenciar a terra e saber que estava diante de dois gênios. Registramos o nosso agradecimento ao senhor Bernardino Rocha, nosso prefeito senhor Dininho na época.


FOTOS DE HUMBERTO MAURO




GANGA BRUTA  - HUMBERTO MAURO 1933 OBS: como podem observar, o filme Ganga Bruta de Humberto Mauro produzido em 1933 aqui está dividido em dois trechos.  Conseguiremos esta raridade, esta jóia preciosa de Humberto e disponabilizaremos aqui sem cortes.

 



Abaixo:


SANGUE MINEIRO 1929 Humberto Mauro- Trilha musical BossaFilmes. 
Este é um filme silencioso produzido no Brasil em 1929 com direação de Humberto Mauro, estrelado por Carmen Santos 
Em “Sangue Mineiro” filmado em Belo horizonte, o diretor Humberto Mauro além das paisagens valoriza também as tradições locais, e paralelamente apresenta uma apimentada história amorosa, onde ocorre disputas e traição.
O filme narra a história de Carmen, uma jovem que se apaixona por Roberto, mas é traída pela irmã Neusa que volta de um período de estudos. Desolada Carmen tenta o suicídio atirando-se em uma lagoa, porém é salva por Max e Cristovam, que vivem na chácara do Acaba-Mundo. Carmen vai morar na chácara com Dona Martha, Max, Cristovam e o garoto Tufy.
Sampaio, pai adotivo de Carmen, fica muito preocupado com o sumiço da filha. Seu amigo Franco a encontra feliz em seu novo lar. Após algum tempo de convivência Cristovam começa a sentir atração por Carmen e tenta beijá-la a força. Max ajuda Carmen e acaba brigando com Cristovam.
Neuza, tenta levar Carmen para casa, mas não tem sucesso. Arrependido pela confusão que causou Roberto escreve uma carta para Sampaio e com Franco tentam buscar Carmen, mas acabam se desentendendo e na volta para o Solar, Roberto bate o carro machucando gravemente.
Cristovam, muito arrependido, pede perdão para Carmen, os dois se beijam e se casam indo morar na cidade. Roberto e Neuza ficam juntos.
O início do filme é constituído de uma série de planos gerais, e valorizam certas construções da época, mostrando a intenção no filme de valorizar os aspectos naturais. 
A marca forte do filme é apresentação de certos personagens em flagrante de cenas insinuantes e ousadas para padrões da época conseguindo prender a atenção do expectador, mesmo com a ausência da linguagem falada.
Sangue Mineiro tem grande valor na produção nacional e principalmente dentro da carreira de Humberto Mauro.
Postado por Newton França às 12:28 maiores informações no link:http://diretoresdecinema.blogspot.com.br/2010/05/sangue-mineiro-humberto-mauro.html


"Sangue Mineiro" 1929 Humberto Mauro -trilha musical BossaFilmes, "Sangue Mineiro" é um filme silencioso produzido no Brasil em 1929, com direção de Humberto Mauro, estrelado por Carmen Santos e fotografado por ...

SINOPSE
Após matar a esposa na noite de núpcias por uma questão de honra, homem enriquece na indústria e apaixona-se por uma jovem inocente. Com a direção de Humberto Mauro, um dos maiores cineastas da história do cinema nacional. Ele realizou uma admirável descrição da vida brasileira nos anos 30, onde predominam a sensualidade, a repressão sexual e a violência urbana. Narrado em ritmo propositadamente lento, com uma trama de emoções intensas, o filme apresenta sequências admiráveis como, por exemplo, as brincadeiras eróticas no jardim.
FICHA TÉCNICA
Direção: Humberto Mauro
Roteiro: Humberto Mauro e Octávio Gabus Mendes
Produtor: Ademar Gonzaga e Cinédia
Ano: 1933
Gênero: Drama
Duração: 82’
ELENCO
Durval Bellini (Dr Marcos)
Déa Selva (Sônia)
Lu Marival (Sra. Marcos)
Décio Murillo (Décio)
Andréa Duarte (Mãe de Décio)
Alfredo Nunes (Mordomo)
Ivan Villar (Criado)
Carlos Eugênio (Dr. Moreira)
Francisco Bevilacqua (Secretário)




SÉRIE BRASILIANAS: -  TODA FILMADA EM VOLTA GRANDE NOS ESTÚDIOS RANCHO ALEGRE! 


O voltagrandense ao ver os filmes desta série, recordará e reconhecerá as paisagens da próspera Volta Grande que abastecia a capital federal no Rio de Janeiro por aquela década.

OBS:  AQUI NÃO ESTÁ A SÉRIE TODA, APENAS ALGUNS FILMES. AOS POUCOS O ACERVO DE NOSSA SALA VIRTUAL ENRIQUECERÁ. 

SÃO MAIS DE 300 TÍTULOS NA OBRA DE HUMBERTO MAURO!
ÚNICO CINEASTA NO MUNDO COM ESTA MARCA DE OBRAS REALIZADAS. 

POR ESTA RAZÃO, ÚNICO BRASILEIRO QUE ABOCANHOU PRÊMIO EM CANNES PELO CONJUNTO DA OBRA.

CURTA-METRAGEM - Meus Oito Anos - poesia de Casimiro de Abreu- um filme de Humberto Mauro nos Estúdios Rancho Alegre - Volta Grande MG




video




Filme Produzido nos Estúdios Rancho Alegre onde podemos ver a piscina, a varanda de sua casa, as paisagens de Volta Grande à época, a natureza que tanto encantou o nosso Mauro.  João de Barro (Ninhos de Aves) - Filme Documentário de Humberto Mauro - Raridade

 





A Velha a Fiar, curta de Humberto Mauro, rodado e produzido em 1964 no Estúdios Rancho Alegre na cidade de Volta Grande MG. 

  video

CARRO DE BOI - 1974 VOLTA GRANDE MG



















(onze minutos da enchente de 1948 -) filmada grande parte da sacada da casa de Humberto Mauro.



video









VOLTA GRANDE DE HUMBERTO MAURO

Nosso blog assim como o lema da bandeira do estado de Minas, " liberdade ainda que tardia "diz o mesmo para HUMBERTO MAURO o gênio do cinema nacional, " reconhecimento ainda que tardio " , mas ainda assim, agasalhamos a certeza de que temos de Mauro na pátria espiritual o aval, ao verificar que os cidadãos de sua terra natal começam a entender e valorizar seu legado, a vislumbrar o que êle há muito havia percebido ( as belezas da natureza luxuriante nas cercanias de Volta Grande ))). A importancia em procurar preservar esse patrimônio tendo como base estrutural a educação! As belas cachoeiras que Mauro carregaria em sua tela mental pra todo o sempre e imortalizaria em sua obra, onde declara que ((CINEMA É CACHOEIRA! ((HM)) A preocupação do pai Caetano Mauro com a educação dos filhos, leva a familia para Cataguases. Assim Humberto chega na pré-adolescência naquela cidade, onde estuda, casa, inicia no cinema e depois vai para o Rio de Janeiro, onde junto com Roquete Pinto fundam o INCE. Nesse interím, constroi em Volta Grande sua residência e o sonhado "Estúdios Rancho Alegre " ( homenageando a fazenda onde nascera Cachoeira Alegre) e, em explosão de ge- nialidade inicia o cinema novo, educativo! Glauber Rocha o situa a altura de um Portinari, um Guimarães Rosa ou mesmo Villa Lobos. Esse é Humberto Mauro que Cataguases sempre valorizou ( e parabenizamos ), mas que agora, os cidadãos voltagrandenses, estão aprendendo a valorizar. Por isso afirmamos que: Humberto Mauro é cidadão de Volta Grande, de Cataguases e do mundo.
Antonio Carlos Jacinto
ou você pode simplesmente postar um comentário, dar um alô, clicando em cima da palavra " comentário" aqui no rodapé, desta postagem. Obrigado pela companhia, pela consideração e por nos brindar com a sua presença. Que Deus abençoe nossos propósitos que são os mais fraternos possíveis! 
  Clique logo abaixo na palavra "comentários", deixe seu recado

Nenhum comentário:

Postar um comentário